Dez anos de Porto Escola: programa já impactou mais de 15 mil crianças no litoral do Paraná

Antonina Cidades Paranaguá Política Uncategorized

Iniciativa da Portos do Paraná completa uma década em 2025, somando mais de 15,7 mil crianças atendidas com visitas educativas nos portos de Paranaguá e Antonina.

O programa Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade chega a 2025 celebrando uma década de atividades e mais de 15,7 mil crianças atendidas nos portos de Paranaguá e Antonina. Criada pela Portos do Paraná, a iniciativa apresenta de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia e para o desenvolvimento sustentável da região. O projeto é voltado a estudantes do 5º ano do ensino fundamental das redes municipais de ensino.

Retomada em Antonina

Nesta quarta-feira (17), as visitas foram retomadas em Antonina. Duas turmas de alunos participaram da programação, que incluiu uma imersão na história do porto e a observação, de perto, das operações de carga e descarga de navios.

“É uma alegria receber essas crianças, tanto em Paranaguá quanto em Antonina. Muitas são filhos, sobrinhos e netos de portuários que, a partir do programa, podem ver toda a estrutura relatada pelos familiares. É uma oportunidade de entender melhor o funcionamento de um porto e aprender sobre os cuidados com a segurança e, principalmente, com o meio ambiente”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Educação e experiência prática

O coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco, ressaltou a relevância da experiência para a formação das crianças.
“A atividade portuária é um dos principais fatores de desenvolvimento econômico tanto em Paranaguá quanto em Antonina e, por ser um recinto alfandegado, com entrada controlada, no dia a dia elas não têm essa oportunidade”, explicou.

Roteiro da visita

Nesta semana, os estudantes foram recebidos na sede Barão de Teffé, onde conheceram a história dos portos paranaenses, assistiram a vídeos educativos, participaram de atividades interativas e fizeram um lanche. Em seguida, seguiram para o Porto Ponta do Félix, onde puderam acompanhar a movimentação portuária.

A visita impressionou os alunos. O estudante Arthur Rocha Zeroldo comentou sobre o impacto de ver a estrutura de perto:
“É muito grande! Tem bastante vista para o mar. O que mais gostei foi dos tratores e das estruturas que são bastante grandes.”

Lívia Regina Ribeiro se surpreendeu ao presenciar a descarga de trigo:
“Também achei bem grandes as estruturas de onde os trabalhadores tiram a carga do navio e colocam nos funis e nos caminhões.”

Um legado para a educação

Ao completar dez anos, o Porto Escola reforça seu papel não apenas como programa de aproximação entre porto e comunidade, mas também como ferramenta de educação ambiental e cidadania, despertando nas novas gerações o interesse por compreender a importância da atividade portuária e seus impactos na economia e no meio ambiente.

📌 Fonte: Folha do Litoral
🔗 Leia a notícia original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *